Jornal Correio Braziliense

Mundo

BBC é investigada por escândalo sexual de ex-apresentador Jimmy Savile

Londres - Uma investigação sobre a BBC teve início nesta segunda-feira (29/10) depois que a rádio e televisão pública britânica se viu envolvida no escândalo de abusos sexuais contra menores praticados por seu ex-apresentador Jimmy Savile, falecido há exatamente um ano.

A investigação, conduzida pela juíza Janet Smith, concentra-se no período em que ocorreram os supostos abusos de 300 vítimas ao longo de quatro décadas. Savile foi uma das principais figuras da televisão britânica durante os anos 1970 e 1980.

Muitos desses abusos podem ter ocorrido nas instalações da própria BBC, onde Savile apresentou seus famosos programas infanto-juvenis.

A juíza vai considerar os testemunhos daqueles que relataram abusos nas instalações da BBC e daqueles que expressaram em algum momento preocupação com as atividades de Savile.

Um dos objetivos da juíza é determinar "em que medida a equipe da BBC tinha, ou deveria ter, conhecimento da conduta ilícita ou indevida de Jimmy Savile na própria BBC ou durante viagens para a BBC", segundo o site da cadeia.

Além disso, a investigação examinará se as políticas de proteção à criança e de denúncia de irregularidades vigentes na cadeia são "apropriadas", acrescentou.

Este é um dos dois inquéritos internos que a direção da BBC se comprometeu a realizar em outubro, quando eclodiu o escândalo de Jimmy Savile, que prejudicou a reputação da televisão.

O outro, conduzido por um ex-diretor da rede Sky News Nick Pollard, deve averiguar se havia algum tipo de acobertamento por parte de funcionários da BBC quando houve a decisão de não levar ao ar, em dezembro do ano passado, uma entrevista com testemunhos de vítimas de Jimmy Savile, morto poucas semanas antes aos 84 anos de idade.

[SAIBAMAIS]Os supostos abusos de Savile, considerado agora um dos maiores criminosos sexuais da história britânica, foram finalmente revelados no início de outubro por outra rede britânica, a ITV, que transmitiu os testemunhos de cinco mulheres que afirmam terem sido vítimas de violência sexual pelo apresentador quando eram menores.

Dadas as proporções que o escândalo tomou, a Scotland Yard lançou uma investigação penal, na qual os agentes identificaram até agora cerca de 300 vítimas em potencial, principalmente meninas, de Savile e outros suspeitos de cometer abusos, juntamente com o apresentador.

Após anunciar que havia prisões iminentes na semana passada, a polícia prendeu no domingo um ex-ídolo pop britânico Gary Glitter em conexão com este caso, antes de libertá-lo sob fiança, com ordens de se apresentar à justiça novamente em meados de dezembro.

Glitter, de 68 anos, teve seu auge nos anos 1970 graças à canção "I;m the leader of the gang (I am)", antes de ser condenado duas vezes por acusações relacionadas com pedofilia, uma no Reino Unido e outra no Vietnã.