Jornal Correio Braziliense

Mundo

Furacão Sandy ameaça nesta quarta-feira Jamaica e Cuba, indica NHC

Miami - A tempestade tropical Sandy, que se tornou um furacão nesta quarta-feira, ameaça atingir a Jamaica e Cuba que se preparam para intensas chuvas e ventos violentos, indicou o Centro Americano de Monitoramento de Furacões (NHC) e as autoridades cubanas.

Às 11h00 GMT (09h00 de Brasília), o Sandy, que está na categoria um na escala de Saffir-Simpson de cinco, estava a 100 km ao sul da capital jamaicana Kingston, e a 380 km ao sul/sudoeste da cidade cubana de Guantánamo, próxima à base naval americana, segundo o NHC, com sede em Miami (Flórida).

Ele se movia para o norte/nordeste a uma velocidade de 20 km/h com ventos de até 130 km/h.

[SAIBAMAIS] O NHC indicou que o olho do furacão deve atingir a Jamaica ou as proximidades ainda nesta tarde, no mais tardar à noite, antes de chegar ao leste de Cuba durante a noite. Deve, então, ir para as Bahamas na quinta-feira.

Especialistas americanos advertiram que o furacão pode ficar mais violento depois de passar pela Jamaica, causando "inundações e deslizamentos de terra perigosos para as pessoas, sobretudo em regiões montanhosas".


Cuba declarou "estado de alerta" em suas seis províncias orientais diante da chegada iminente do furacão Sandy, informaram as autoridades.

A Defesa Civil informou que o alerta foi emitido nesta quarta-feira para as províncias orientais de Camaguey, Las Tunas, Holguín, Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo.