Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã suspenderá exportações de petróleo no caso de novas sanções

Dubái - O Irã suspenderá as exportações de petróleo se os países ocidentais impuserem novas sanções, ameaçou nesta terça-feira (23/10) o ministro iraniano do Petróleo, Rostam Ghassemi, em Dubai.

"Se continuarem ampliando as sanções, suspenderemos nossas exportações para o exterior", afirmou aos jornalistas Ghassemi, cujas declarações foram traduzidas do idioma farsi.

Ele ainda advertiu que a falta do petróleo iraniano no mercado provocará um aumento drástico dos preços".

Os países ocidentais impuseram desde o início do ano um embargo petroleiro contra o Irã, que inclui a suspensão da compra de petróleo pela Europa e supõe uma redução entre 10% e 30% das exportações de Teerã para os principais clientes asiáticos.

[SAIBAMAIS] Em Teerã, a agência Isna publicou declarações de Ghassemi assegurando que a produção do Irã é de quatro milhões de barris de petróleo diários (mbd), desmentindo assim as informações sobre uma queda da produção a 2,7 mbd.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) afirma que a produção do Irã se reduziu a 2,7 mbd, enquanto que o dado oficial fornecido por Teerã ao cartel petroleiro é de 3,7 mbd.

Ghassemi também desmentiu que as exportações do Irã tenham caído em setembro a 860.000 barris diários como assegurou a Agência Internacional de Energia (AIE), contra 2,2 mbd a no final de 2011.

No início de setembro, o presidente Mahmud Ahmadinejad reconheceu que o Irã teve alguns problemas para vender seu petróleo devido às sanções ocidentais.