Jornal Correio Braziliense

Mundo

Dirigentes da União Europeia apoiam novas sanções contra o Irã

Bruxelas - Os chefes de Estado e de Governo dos 27 países da União Europeia (UE) deram nesta sexta-feira (19/10) seu apoio ao novo arsenal de sanções aprovadas por Bruxelas contra o Irã por seu polêmico programa nuclear, ao considerar que Teerã viola suas obrigações internacionais.

No entanto, recordaram sua disposição de negociar com o regime iraniano uma saída para a questão de seu programa nuclear, que a comunidade internacionals teme que esconda objetivos militares e não apenas pacíficos, como afirma o Irã. Na segunda-feira, a UE aprovou as novas sanções, que buscam persuadir o Irã a "responder às preocupações sobre seu programa nuclear", segundo informou o bloco em um comunicado divulgado após a reunião dos 27 ministros das Relações Exteriores em Luxemburgo.

[SAIBAMAIS]"As medidas restritivas estabelecidas buscam afetar o programa nuclear iraniano e os fundos do regime iraniano para financiar o programa", acrescentou. "Não estão dirigidas à população civil", esclareceu. As telecomunicações, as transações financeiras, o gás, o transporte e o comércio: a ideia é afundar todos os setores que se beneficiam e fazem parte do programa nuclear iraniano. A UE incluiu 34 empresas e uma pessoa do governo iraniano em sua lista negra, que podem ter seus bens congelados e não receber vistos para viajar à Europa.