Tóquio - O diretor japonês Koji Wakamatsu faleceu na noite de quarta-feira (17/10) aos 76 anos, vítima de um acidente de trânsito. Atropelado na sexta-feira por um táxi no populoso bairro de Shinjuku, o cineasta foi hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos, afirmou Kazuya Shiraishi, diretora da produtora de Wakamatsu.
Productor do clássico "O Império dos Sentidos" de Nagisa Oshima, de 1976, Wakamatsu foi premiado no início do mês no Festival Internacional de Pusan como diretor asiático do ano.
O evento sul-coreano exigiu um ciclo de filmes dirigidos por Wakamatsu: "Mishima", "The Millennial Rapture" e "Petrel Hotel Blue".
Wakamatsu abordava temas sensíveis, sobretudo sociais e políticos, como em "United Red Army" (2008), filme sobre o grupo maoísta Exército Vermelho Japonês que foi premiado no Festival de Berlim.
"Sou um diretor independente, que enfrenta o sistema imperante no Japão. Você deve fazer filmes que saem do coração, não os que as pessoas querem que faça", declarou no Festival de Pusan.