Jornal Correio Braziliense

Mundo

Otan lamenta morte de três crianças durante operação no Afeganistão

Cabul - A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan no Afeganistão lamentou nesta terça-feira (16/10) a morte de três civis inocentes no domingo (14/10) em uma de suas operações na instável província de Helmand, sul do país.

Segundo autoridades afegãs, dois meninos e uma menina morreram quando a Isaf realizou uma operação contra os talibãs, que também morreram quando tentavam instalar minas e foram identificados como alvo pela força internacional. O comunicado da Isaf indica que os civis inocentes não morreram pelo bombardeio aéreo, mas não detalhou como foram as mortes. "A coalizão lamenta profundamente este incidente trágico. Somos totalmente responsáveis pelo que aconteceu", afirma o texto.

[SAIBAMAIS]"Dois talibãs que instalavam minas foram identificados e morreram depois de serem tomados como alvo pela Isaf a partir do ar. Três menores, dois meninos e uma menina, que buscavam lenha nas imediações, também morreram", indicou Ahmad Shah Khan, chefe da polícia do distrito de Nawa, na instável província de Helmand, onde ocorreu o incidente.