Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã apresenta a emissário internacional plano de saída para crise síria

Teerã - O ministro israelense de Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi, entregou este domingo ao mediador internacional Lakhdar Brahimi uma "proposta informal" para tentar por um fim ao sangrento conflito na Síria.

Salehi disse à rede de televisão em árabe Al Alam ter entregue a Brahimi e também a Egito, Arábia Saudita e Turquia "uma proposta informal detalhada com o objetivo de resolver a crise síria".

[SAIBAMAIS]O chefe da diplomacia iraniana não deu detalhes sobre o conteúdo da proposta e acrescentou apenas que Teerã manteria os esforços do emissário internacional.

Brahimi, que chegou a Teerã procedente da Turquia, saudou a iniciativa iraniana.

"Agradeço-lhes pela proposta. Como já disse, há ideias na proposta que podem ajudar a completar as já apresentadas por outros estados, que são igualmente importantes para a situação síria", disse Brahimi durante entrevista coletiva.



"Esperamos que todas estas ideias se organizem em torno de um projeto capaz de por um fim ao pesadelo do povo sírio", acrescentou.

Brahimi lembrou "o apelo do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com relação à adoção de um cessar-fogo unilateral por parte do governo, e que também pediu à oposição que respeite a trégua".

O emissário iniciou esta quarta-feira um novo giro regional e deve se encontrar na segunda-feira com o secretário do Conselho Supremo da Segurança Nacional do Irã, Said Jalili, antes de seguir para o Iraque.