Jornal Correio Braziliense

Mundo

Artilharia turca prossegue disparando contra posições sírias nesta quarta

Ancara - O Exército turco prosseguia na noite desta quarta-feira (3/10) disparando com sua artilharia contra posições na Síria, após a morte de cinco civis em um povoado na Turquia por disparos provenientes do território sírio, destacou a agência Anatólia. Baterias da artilharia turca baseadas em Akcakale, na zona da fronteira, provocavam fortes explosões no lado sírio, informou a Anatólia.

Segundo o canal NTV, parte da população de Akcakale foi evacuada por precaução. A Turquia já havia bombardeado nesta quarta objetivos sírios após disparos de artilharia da Síria que mataram cinco civis na região da fronteira comum, em um incidente que a ONU e os aliados de Ancara atribuem ao regime em Damasco.



Esta escalada entre os dois vizinhos teve início na tarde de quarta, quando vários disparos de artilharia atingiram Akcakale, diante do posto de fronteira sírio de Tall al Abyad, recente palco de combates entre tropas leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad, e rebeldes do Exército Sírio Livre.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, admitiu que o Exército bombardeou a Síria como represália pelo ataque a seu território.