As negociações entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) serão retomadas no próximo dia 15, em Oslo, na Noruega. A reunião, que estava marcada inicialmente para o dia 8, foi adiada por uma semana.
Em comunicado, as Farc informaram sobre a mudança. As negociações são mediadas pelas autoridades de Cuba, da Venezuela e do Chile, além da Noruega.
;Os trabalhos à mesa das negociações terão início em 15 de outubro e um anúncio público será feito no dia 17 na cidade de Oslo, na Noruega;, diz o comunicado. As conversas se destinam a buscar um acordo de paz que encerre cerca de meio século de conflitos armados. É a quarta tentativa de diálogo entre o governo e os guerrilheiros.
Pelas negociações, o governo e o comando das Farc se comprometem a cumprir sete pontos, como a reintegração dos guerrilheiros à vida civil, o desenvolvimento rural, as garantias de participação da oposição, o fim do conflito armado, o combate ao narcotráfico, a segurança aos direitos das vítimas e a realização de julgamentos dos envolvidos em assassinatos, sequestros e torturas.
Na segunta-feira (1;/10), o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, fez uma declaração pública informando que está com câncer na próstata e que será operado na próxima quarta-feira (3/10) para a retirada do tumor, classificado por ele como ;pequeno e não agressivo;. A cirurgia será feita em Bogotá.