O historiador Eric Hobsbawm morreu de pneumonia na manhã desta segunda-feira (1;/10) aos 95 anos, em Londres, informou a filha Julia Hobsbawm. Ele estava internado no hospital Royal Free e faleceu após um longo período doente, segundo divulgou o site do jornal britânico The Guardian. Além de Julia, Robsbawn deixa outros dois filhos, sete netos e um bisneto.
O escritor nasceu em 1917, em Alexandria, no Egito e se tornou notável pela trilogia "A era das revoluções", "A era da capital" e "A era dos impérios". Marxista, era a favor do socialismo, e escreveu o livro "A era dos extremos", que retrata parte da história do século XX. A famosa publicação foi traduzida para quase 40 línguas e recebeu muitos prêmios internacionais.
Filho de pai britânico e mãe austríaca, cresceu em Viena, na Áustria, período entre as duas grandes guerras mundiais. Em 1931, se mudou para Berlim, na Alemanha. Chegou a Londres em 1933 e três anos depois se filiou ao Partido Comunista da Inglaterra. Depois de estudar História e obter o Doutorado na Universidade de Cambridge, Hobsbawm se tornou professor em 1947 na Universidade de Birkbeck. Tornou-se membro da Academia Britânica e professor emérito da Universidade de Londres. O último livro de Hobsbawnm "Como mudar o mundo - Marx e o Marxismo", foi lançado em 2011.
Com informações da agência France Press