Jornal Correio Braziliense

Mundo

'Cometemos alguns erros', reconhece o republicano Paul Ryan

Washington - O candidato republicano à vice-presidência dos Estados Unidos, Paul Ryan, reconheceu neste domingo (30/9) que sua equipe cometeu "alguns erros", a três dias do primeiro debate entre os dois candidatos à Casa Branca. "Cometemos alguns erros", admitiu Ryan entrevistado pela Fox News, "mas, no final, a escolha é muito clara e damos às pessoas uma escolha clara", acrescentou.



Referindo-se aos comentários do candidato republicano Mitt Romney sobre os 47% dos americanos que, segundo ele, têm uma mentalidade de "vítimas", Ryan afirmou que era "uma forma estranha de descrever" o modo como os republicanos tentam "criar a prosperidade, aumentar a mobilidade social e reduzir o assistencialismo dando trabalho às pessoas".

Ele também reduziu a importância dos debates que virão, dizendo: "Eu não acho que isso vai mudar ou interromper a campanha".

O presidente Barack Obama "é um orador talentoso. (...) Para Mitt, esta é a primeira vez que subirá neste tipo de palco", acrescentou, referindo-se ao primeiro debate presidencial a ser realizado em 3 de outubro, em Denver (Colorado, oeste).

Paul Ryan, que enfrentará Joe Biden em um único debate vice-presidencial em 11 de outubro em Kentucky (centro-leste), vai se retirar da campanha por três dias na próxima semana para se preparar.

Mitt Romney esta atualmente em queda nas pesquisas e os três debates presidenciais poderiam ser uma forma de revisitar a balança em seu favor.

O governador republicano de Nova Jersey, Chris Christie, disse em entrevista à ABC que "precisamos de uma grande atuação na noite de quarta-feira. E é isso que vai acontecer. Tenho confiança".

Para o senador John McCain, candidato derrotado em 2008, "ambos os candidatos estão bem preparados", disse ele à CNN.