Seul - Novas imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte interrompeu os trabalhos em uma nova base de lançamento de mísseis intercontinentais, informa um site americano especializado no monitoramento do governo norte-coreano.
As imagens de satélite feitas em 29 de agosto mostram ainda que a construção de edifícios perto da base de disparo também foi interrompida, informa o site 38 North. "A desaceleração, a menos que a Coreia do Norte faça esforços para compensar o tempo perdido, pode atrasar de um a dois anos conclusão do novo local", destaco o 38 North, criado pelo Instituto Coreia-EUA da Johns Hopkins School of International Studies.
Os motivos da suspensão dos trabalhos são desconhecidos, mas a paralisação pode estar ligada às fortes chuvas que afetaram a região recentemente. A nova plataforma de lançamento, construída na área de lançamento de satélites Tonghae (nordeste), deve ficar pronta em 2015. De acordo com o 38 North, foi pensada para ser utilizada nos lançamentos de foguetes com um alcance provavelmente intercontinental.