WASHINGTON, 24 Set 2012 (AFP) - Os Estados Unidos destacaram nesta segunda-feira (24/9) que as eleições legislativas celebradas no domingo na Belarus não podem ser consideradas livres ou justas. "As eleições parlamentares de 23 de setembro na Belarus não atendem aos critérios internacionais e seu comportamento não pode ser considerado livre ou justo", assinalou a porta-voz do departamento de Estado, Victoria Nuland.
Nuland recordou que, em sua avaliação preliminar, a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) considerou que as eleições "não estão à altura desde o princípio", citando as limitadas opções dos eleitores e a falta de imparcialidad de parte da comissão eleitoral. "Os Estados Unidos pedem às autoridades que adotem às medidas necessárias para respeitar os compromissos internacionais da Belarus com eleições democráticas e o respeito aos direitos humanos", destaca Nuland.
Os bielorrussos votaram no domingo para eleger seus deputados, em meio ao boicote convocado pelos principais partidos de oposição, e as urnas devem apontar a vitória do partido do presidente Alexander Lukashenko.