A apenas 13 dias das eleições na Venezuela, o cenário de quem será o mandatário do país entre 2013 e 2019 permanece indefinido. Embora o presidente Hugo Chávez, há 13 anos no cargo, garanta ter cerca de 15 pontos percentuais de vantagem sobre o candidato de oposição, Henrique Capriles Radonski, algumas pesquisas apontam a vitória do ex-governador do estado de Miranda. Mesmo depois das denúncias de corrupção que envolvem sua campanha, Capriles passou à frente do chefe de Estado em uma análise da companhia Predicmática, com 48,3% das intenções de voto. Apesar de aparecer na sondagem com 43,9%, Chávez assegura ser ;absolutamente impossível; que o adversário ocupe o Palácio de Miraflores. Como busca obter 70% dos votos de aproximadamente 19 milhões de venezuelanos, o atual presidente tem se esforçado para agradar eleitores indecisos, principalmente os jovens e a classe média.
Chávez afirma ter uma ;vantagem irreversível; sobre o concorrente, em referência a uma pesquisa de intenção de votos da Datanálisis ; realizada na semana passada ; que aponta o presidente com 43,8% dos votos, contra 29,1% para Capriles. O mandatário continua com discursos duros contra o rival. Segundo Chávez, o representante da ;burguesia; acabará com os programas sociais do governo e causará uma guerra civil, caso chegue ao poder. Além dos ataques e da recusa em participar de um debate com Capriles, o líder bolivariano busca se mostrar como uma boa opção para grupos sociais distintos. ;Temos que nos voltar para a classe média, para os pequenos produtores e para os setores profissionais da mídia;, enumerou, em uma reunião nas últimas semanas. Uma das iniciativas de Chávez para angariar votos dos indecisos é oferecer moradias a preços baixos e com financiamento total para famílias que recebem, mensalmente, o equivalente a entre US$1,6 mil e U$ 6,2 mil.
Lula grava vídeo para o "amigo"
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva é declaradamente amigo de Hugo Chávez, candidato ao quarto mandato no comando da Venezuela. Em vídeo feito em julho e que integra a campanha eleitoral do líder bolivariano, Lula diz a ele: ;Tua vitória será a nossa vitória;. ;Sob a liderança de Chávez, o povo venezuelano teve conquistas extraordinárias. As classes populares nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. Essas conquistas precisam ser preservadas e consolidadas;, completa o ex-presidente na mensagem. Além do vídeo de apoio, a presença de Lula na busca da reeleição chavista está presente com o bordão ;Nunca antes na história deste país;. Adaptado na Venezuela como ;Esto no se había visto nunca en este país;, a frase é dita em propagandas por atores que apresentam projetos e ações de Chávez em prol da população. Confira o vídeo:
[VIDEO1]