Pequim - Xi Jingping, dirigente chinês que deve assumir a direção do país no próximo mês, recebeu nesta quarta-feira (19/9) o secretário americano de Defesa, Leon Panetta, na primeira reunião de alto nível desde seu misterioso desaparecimento, no início de setembro.
O dirigente chinês, rodeado de vários oficiais superiores do Exército Popular de Libertação, apertou a mão de Leon Panetta no Palácio do Povo.
A anulação de várias reuniões deste tipo no início do mês, sem explicação, provocou rumores sobre a saúde de Xi Jingping antes do Congresso do Partido Comunista, em outubro.
[SAIBAMAIS]Xi Jingping, 59 anos, sentado ao lado do chefe do Pentágono, disse que a presença de Panetta lhe recordava a visita realizada aos Estados Unidos em fevereiro passado.
"Desejo sinceramente que sua visita seja um sucesso e acredito em sua grande utilidade para promover as relações entre Estado e Estado, militares e militares, dos dois países", disse Xi Jingping, apontado como sucessor do presidente Hu Jintao na liderança do Partido Comunista.
"É uma honra poder visitá-lo aqui", respondeu Leon Panetta, antes de expressar seu desejo de discutir a promoção das relações de segurança entre "as duas grandes nações do Pacífico".
Após intensas especulações sobre sua saúde e dez dias de silêncio absoluto, Xi Jingping reapareceu no sábado passado, na Universidade de Agricultura de Pequim.
Antes disto, havia anulado várias reuniões oficiais, incluindo um encontro com a secretária americana de Estado, Hillary Clinton.