Jornal Correio Braziliense

Mundo

Aiea discute nesta segunda programas nucleares do Irã e da Coreia do Norte

As suspeitas de uso de armas atômicas na Síria e do desenvolvimento de programas nucleares na Coreia do Norte e no Irã são os principais temas da conferência que começa nesta segunda-feira (17/9) e vai até o fim de semana da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), ligada à Organização das Nações Unidas. A conferência será presidida pelo embaixador uruguaio Carlos Barros Oreiro, de 62 anos.

Na abertura da conferência, o diretor-geral da Aiea, Yukiya Amano, destacou as possibilidades de uso pacífico da energia nuclear. Porém, reiterou que a preocupação é com a implementação de acordos de salvaguardas com a Coreia do Norte e países do Oriente Médio. ;Graças à iniciativa de usos pacíficos, lançada em 2010, estamos vendo um aumento dos recursos disponíveis para projetos de cooperação técnica;, disse durante discurso.

[SAIBAMAIS]Ao longo desta semana, os especialistas discutirão sobre produção de alimentos, proteção dos alimentos e segurança alimentar, além do uso de energia nuclear na área de saúde. ;[O tratamento contra o câncer] em países em desenvolvimento é uma das prioridades da agência;, disse Amano.



O diretor disse ainda que uma das suas metas é criar um Centro de Formação de Câncer na Aiea, no complexo em Seibersdorf, perto de Viena, onde há laboratórios ;Isso proporcionará a formação especializada de profissionais de saúde, utilizando tecnologias de ensino avançadas para complementar a formação já existente no Laboratório de Dosimetria da Aiea;, disse.

Em relação às preocupações sobre mudanças climáticas, tema de conferência que ocorre esta semana em Brasília, Amano disse que a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio%2b20, em junho, no Rio de Janeiro promoveu uma série de avanços nas discussões. Segundo ele, esses debates demonstraram o interesse dos países em debater a questão e buscar soluções.