Jornal Correio Braziliense

Mundo

México prende líder do Cartel do Golfo, Eduardo Costilla 'El Coss'

Cidade do México - O chefe do Cartel do Golfo, Eduardo Costilla "El Coss", foi capturado pela Marinha mexicana no porto de Tampico (nordeste), em um duro revés para um dos principais grupos de narcotraficantes do país, que perdeu força em sua disputa com Los Zetas.

"El Coss", um ex-policial de 41 anos que entrou para o crime organizado em meados da década de 1990, foi detido na quarta-feira depois de uma perseguição em que outros companheiros também foram presos sem oferecer resistência.

Os criminosos utilizaram carros roubados para bloquear o trânsito nas cidades de Raynosa, Nuevo Laredo e Matamoros, em Tamaulipas, causando o caos no tráfego.

Esse tipo de bloqueio no trânsito é uma tática comum entre as organizações criminosas para impedir que militares e policiais prendam seus integrantes.

Horas antes, também foram presos cinco membros de sua segurança em Río Bravo, um município fronteiriço com os Estados Unidos.

As autoridades exibiram imagens de Costilla, de cabelo curto e bigode, junto a armamentos e joias valiosas, incluindo armas de ouro, apreendidos na operação.

O líder do cartel do Golfo é considerado por especialistas o terceiro chefão mais poderoso do México e um dos narcotraficantes que mais tempo se manteve ativo no país.

Os Estados Unidos ofereciam cinco milhões de dólares de recompensa por sua captura.

As autoridades mexicanas incluíram Costilla na lista dos 37 traficantes mais procurados do país, com uma recompensa de 2,2 milhões de dólares.

No entanto, o poderio do Cartel do Golfo, que por décadas controlou a trânsito de drogas na fronteira entre os estados de Tamaulipas, no México, e no Texas, nos Estados Unidos, se viu enfraquecido desde 2010, com a ruptura das relações com Los Zetas, o braço armado do grupo.

Costilla liderou as sanguinárias ações contra Los Zetas nos estados de Tamaulipas e Nuevo León.

Sua captura, segundo os analistas, antecipa um aprofundamento da disputa entre Los Zetas e a chamada Organização do Pacífico, encabeçada pelo Cartel de Sinaloa, de Joaquín "El Chapo" Guzmán, foragido desde 2001 e considerado o mais poderoso ;capo; mexicano.

No dia 4 de setembro passado foi detido Mario Cárdenas Guillén, que dirigia o Cartel do Golfo com Eduardo Costilla, e irmão do líder histórico do grupo criminoso, Osiel Cárdenas Guillén, detido nos Estados Unidos.

;El Coss; se juntou ao Cartel do Golfo quando Osiel Cárdenas estava à frente da organização em meados da década de 1990 e virou seu braço direito, em um período no qual o cartel estava entre os mais poderosos do México e traficava para os Estados Unidos grandes quantidades de drogas.

[SAIBAMAIS]Há alguns anos, passou a se dedicar também ao tráfico e ao sequestro de imigrantes, entre outras atividades criminosas.

Em novembro de 2010, as forças de segurança mataram em Matamoros, na fronteira com a americana Brownsville, Texas, Antonio Ezequiel Cárdenas Guillén, outro irmão de Osiel, que desde a detenção do líder do grupo em 2003, também comandava a organização.

Mais de 60.000 pessoas morreram no México nos últimos seis anos na ofensiva militar declarada pelo governo do presidente Felipe Calderón aos cartéis das drogas e em confrontos com o crime organizado.