Jornal Correio Braziliense

Mundo

Al-Qaeda divulga vídeo póstumo com autores do atentado de 11 de setembro

Dubai - A Al-Qaeda divulgou nesta quinta-feira (13/9) na internet um vídeo póstumo com dois autores dos atentados de 11 de setembro de 2001, que justificaram a ação como parte da guerra para expulsar as forças americanas da península arábica, segundo o portal de monitoramento SITE. Salim Al Hazmi e Khaled Al Mihdar, dois dos 19 sequestradores aéreos que desviaram quatro aviões em 11 de setembro de 2001, aparecem pela primeira vez e fazem a leitura de seu testamento no vídeo, produzido pela As-Sahab, braço midiático da Al-Qaeda.

Mihdar, com roupa de combate, a cabeça coberta por um turbante branco e uma metralhadora ao lado, afirma ler o testamento em 21 Safar 1422 segundo o calendário hégira, ou seja, 26 de abril de 2001. O saudita chegou aos Estados Unidos em janeiro de 2000. "Os dirigentes árabes foram longe na traição de sua nação e permitiram aos americanos cristãos instalar-se no berço dos locais sagrados do islã, Meca e Medina", afirmou.

[SAIBAMAIS] Hazmi, também saudita, que aparece de túnica cinza e turbante branco, afirma que sua ação é parte da "jihad (guerra santa) contra Estados Unidos e os que o apoiam". "A mesquita Al-Aqsa (em Jerusalém) está profanada e a península arábica está cheia de tropas americanas e britânicas que combatem contra Alá", afirmou.



Ele também declarou que sua ação tinha por objetivo "restaurar a dignidade dos muçulmanos e expulsar da península arábica as tropas ocidentais".