Jornal Correio Braziliense

Mundo

Corpo do astronauta Neil Armstrong será sepultado no mar, diz família

Chicago - O primeiro homem a pisar na Lua será sepultado no mar, informou nesta quinta-feira (6/9) um porta-voz da família de Neil Armstrong.

"Acredito que será uma cerimônia particular", disse Rick Miller, informando não dispor de maiores detalhes sobre o culto.

O sepultamento será realizado após um ato público em memória do astronauta, previsto para as 10h locais (11h de Brasília) de 13 de setembro, em Washington, capital americana.

Charles Bolden, diretor da agência espacial americana (Nasa), astronautas e ex-astronautas, além de outras autoridades são aguardadas na cerimônia a ser celebrada na Catedral Nacional de Washington para a homenagem a Armstrong, que morreu em 25 de agosto, aos 82 anos.

Armstrong entrou para a história em 20 de julho de 1969, ao se tornar o primeiro ser humano a caminhar na Lua e declarar que a façanha representava "um pequeno passo para (um) homem, um gigantesco salto para a humanidade".


A catedral de Washington está decorada com o famoso vitral Janela do Espaço, que contém uma pedra lunar trazida por Armstrong e seu colega na missão Apollo 11, Buzz Aldrin.

Na semana passada, as bandeiras foram hasteadas a meio mastro em todo Estados Unidos, enquanto familiares, amigos e colegas astronautas se reuniram em Ohio para relembrar Armstrong em um culto privado.