Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cientologistas fazem desintoxicação em vítimas do Agente Laranja no Vietnã

Hanói - Dezenas de vietnamitas, vítimas do Agente Laranja, iniciaram, nesta quinta-feira (6/9), um controverso tratamento de desintoxicação desenvolvido pela Igreja da Cientologia, informou o diretor de um hospital de Hanói.

A Força Aérea americana pulverizou desfolhantes como o Agente Laranja sobre vastas áreas de florestas durante a Guerra do Vietnã, no combate aos guerrilheiros comunistas, conhecidos como vietcongues, ao impedir que usassem as densa vegetação para se esconder.

As 24 pessoas que receberão o tratamento experimental no Hospital 103 de Hanói viviam em um local conhecido pela grande contaminação por dioxina e foram todas diagnosticadas com elevados níveis da substância.

Os pacientes receberão "o método Hubbard", que consiste em sessões de sauna, exercícios e uso de vitaminas, explicou Hoang Manh An, diretor do Hospital 103, onde o programa, com duração de um mês, será realizado.

"O método Hubbard ainda não foi usado para fazer a limpeza da dioxina. Queremos confirmar o valor do método na eliminação da intoxicação", disse na terça-feira, afirmando acreditar na eficácia do método, sobretudo por não haver outra forma de tratar a exposição ao componente.

Hanói afirma que mais de três milhões de vietnamitas foram expostos à dioxina pelo Agente Laranja e que um milhão sofrem com graves problemas de saúde ainda hoje, inclusive pelo menos 150 mil crianças nascidas com deficiências.

A base aérea de Danang era um local chave para o ataque americano durante a Guerra do Vietnã. Lá, 80 milhões de litros do Agente Laranja usados durante a "Operação Mão Ranch" foram misturados, armazenados e carregados nos aviões.



No mês passado, os Estados Unidos e o Vietnã iniciaram uma inédita parceria para promover a descontaminação da região.

Entretanto, a embaixada americana em Hanói informou que o país não tem participação no programa baseado no "método Hubbard".

Fundada em 1954 pelo escritor americano de ficção científica L. Ron Hubbard, a Igreja da Cientologia é reconhecida como religião nos Estados Unidos. A instituição alega ter 12 milhões de seguidores em todo o mundo.

O tratamento será gratuito, mas não se sabe se será financiado pelo hospital ou pela igreja.