Washignton - Os americanos de 32 estados da União e da capital federal, Washington DC, podem votar antecipadamente a partir de quinta-feira (6/9) para eleger seu presidente.
Nas próximas semanas até o dia das eleições, em 6 de novembro, quando o presidente democrata Barack Obama disputará a preferência do eleitorado com o candidato republicano, Mitt Romney, milhões de cidadãos destes estados (dois terços do total), entre eles os decisivos da Flórida (sudeste), Colorado (oeste) e Iowa (norte), poderão votar antecipadamente.
Os democratas criaram um site na internet (www.gottavote.org) para convocar seus simpatizantes a votar antecipadamente ou por correio, um direito que não exige qualquer justificativa ou explicação por não se apresentar no dia da eleição.
Os republicanos promulgaram em Ohio (norte) e na Flórida, estados onde governam, leis que reduzem o período de votação, mas em ambos a justiça acaba de rejeitá-las, autorizando o voto a partir de 2 de outubro.
[SAIBAMAIS]A Carolina do Norte (sudeste) será o primeiro estado onde os cidadãos poderão votar a partir da quinta-feira, no mesmo dia onde será encerrada na capital, Charlotte, a Convenção Nacional Democrata, na qual Obama será oficialmente nomeado candidato à reeleição.
Segundo analistas, 40% dos americanos poderão votar antecipadamente contra 33% em 2008. De acordo com uma consulta do jornal Washington Post naquele ano, 58% destes eleitores votaram em Obama contra 40% que escolheram o republicano John McCain.