Jornal Correio Braziliense

Mundo

Deputado do Hamas detido por Israel é libertado após cumprir um ano

Ramallah - Um deputado do Hamas, eleito em Jerusalém Oriental e expulso em 2010 para a Cisjordânia, onde foi preso por Israel em 2011, foi libertado nesta quarta-feira (5/9) depois de um ano de detenção administrativa, segundo fontes do movimento.

Mohammad Abu Tir, libertado da prisão de Ofer, perto de Ramallah, foi instalado no campo de refugiados de Qalandia, perto de Jerusalém, para onde não pode voltar devido a sua expulsão pelas autoridades israelenses, disseram as fontes. Ele foi preso e deportado devido à sua recusa de deixar Jerusalém Oriental, ocupada e anexada por Israel em 1967, após a retirada pelo ministério israelense do Interior de sua autorização de residência.

[SAIBAMAIS]Onze dos 74 deputados do Hamas, assim como dois do Fatah - do presidente Mahmud Abbas - e um da Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP, esquerda), dos 132 membros do Conselho Legislativo Palestino, estão detidos por Israel, de acordo com fontes parlamentares. Quase todos os líderes presos do movimento islamita integravam o grupo dos 64 parlamentares e membros do governo de Hamas presos por Israel após a captura do soldado israelense Gilad Shalit, em junho de 2006.