Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considera que a situação humanitária "se deteriora" na Síria e pretende pedir aos países membros que ajudem os vizinhos do país que recebem refugiados, indicou nesta terça-feira (4/9) seu porta-voz, Martin Nesirky.
Ban falará nesta terça-feira à tarde, durante Assembleia Geral da ONU, sobre a situação na Síria. O mediador internacional Lakhdar Brahimi também estará presente.
"A situação humanitária é grave e se deteriora, tanto na Síria como nos países vizinhos afetados pela crise", declarou Nesirky, lamentando a "falta de recursos" das agências da ONU para enfrentar esta situação.
Ele lembrou que, até o momento, obteve apenas a metade dos fundos no valor de 180 milhões de dólares que tinham sido solicitados. [SAIBAMAIS]
"Os governos que generosamente abriram suas fronteiras" para receber os refugiados sírios "devem ser apoiados de forma urgente", afirmou o porta-voz ao ressaltar que Ban "vai abordar esse ponto quando falar aos países membros".
Mais de 100.000 sírios deixaram o país em agosto, anunciou nesta terça-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), em Genebra, ressaltando que se trata do número mensal mais elevado desde o início do conflito, há 18 meses.