Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cidade síria perto de base aérea é bombardeada pelo Exército

Taftanaz - A cidade síria de Taftanaz, na periferia de Idleb (noroeste), era bombardeada neste sábado pelo Exército, com helicópteros provenientes de uma base aérea vizinha sobrevoando a região e abrindo fogo de forma intermitente, segundo um jornalista da AFP.

Pelo menos duas casas foram atingidas de manhã por disparos de artilharia, declarou à AFP Abu Omar, um comandante da rebelião no local, sem indicar vítimas. Estes bombardeios foram mantidos de forma irregular pelo restante do dia, constatou o jornalista da AFP. Ainda não há informações sobre vítimas nesta aldeia desertada há semanas.

Leia mais notícias em Mundo

Helicópteros de combate MI-17 e MI-24 sobrevoam a cidade, em busca de combatentes rebeldes locais do Exército Sírio Livre (ESL) escondidos nas casas. Apenas alguns desses combatentes, civis em sua maior parte, circulavam pelas ruas, a pé ou de moto, e desarmados para não chamar a atenção, olhando o tempo todo para cima tentando identificar alguma ameaça.

[SAIBAMAIS]Os poucos moradores que não fugiram da localidade estão trancados em casa com medo dos bombardeios. Disparos com armas pesadas do Exército, em particular baterias anti-aéreas de 14,5 mm, eram efetuados ao acaso contra a cidade.

Taftanaz está situada a cerca de dois quilômetros de uma importante base aérea militar, ainda sob controle das forças do presidente Bashar al-Assad, de onde decolam os helicópteros que bombardeiam a região.

Na quarta-feira, um grupo rebelde havia atacado este aeroporto e afirmou ter destruído várias aeronaves. Apesar do ataque, o grupo não conseguiu tomar o controle do local. Neste sábado, pelo menos quinze aviões MI-17 e MI-24, de fabricação soviética, ainda estavam posicionados nas pistas do aeroporto.