Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atentado suicida em base da Otan mata pelo menos seis civis afegãos

Afeganistão - Um ataque suicida na maior base militar da Otan no centro do Afeganistão matou pelo menos seis civis afegãos neste sábado, indicaram autoridades locais. "Um terrorista suicida a pé detonou a sua carga de explosivos perto da entrada da base, em Sayedabad, na província de Wardak, abrindo caminho para um atentado com um caminhão que chegou depois dele," informou à AFP Shahiddullah Shahid, porta-voz do governo da província.

"Juntos eles mataram seis civis locais, e deixaram quatro civis e dois funcionários de inteligência feridos. Pode haver outras vítimas também, mas eu não tenho informações sobre elas", disse. Uma testemunha disse que uma pequena loja perto da base tinha sido "totalmente destruída" pela explosão. Muitos civis trabalham próximo às bases da Otan e, muitas vezes, as lojas servem para abastecê-las. Um representante dos talibãs assumiu a autoria do ataque em uma mensagem de texto à AFP.

Leia mais notícias em Mundo

As Nações Unidas indicaram que 1.145 civis foram mortos e que 1.954 ficaram feridos na guerra nos primeiros seis meses deste ano. A organização considera que os insurgentes sejam responsáveis por 80% dessas mortes. A Otan possui cerca de 130.000 homens no Afeganistão combatendo os insurgentes ao lado das forças do governo.