Jornal Correio Braziliense

Mundo

Caracas sediará a próxima Cúpula dos Países Não-Alinhados, em 2015

Caracas - O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira (31/8) que a próxima Cúpula dos Países Não-Alinhados será realizada em Caracas em 2015, sem detalhar a data exata.

"Foi decidida a realização da cúpula número 17 em Caracas no ano de 2015", disse Maduro, em declarações à televisão oficial venezuelana a partir de Teerã, onde participou da décima sexta cúpula do movimento.

O chanceler acrescentou que esta decisão inclui a Venezuela "na condução do Movimento de Países Não-Alinhados durante (os próximos) nove anos: agora como organizadores da próxima cúpula, de 2015, depois como presidente deste movimento, e logo como parte da ;troica; até 2021".

Vinte e nove chefes de Estado e de Governo participaram da XVI Cúpula dos Países Não-Alinhados em Teerã, onde a maioria dos 120 membros deste movimento foi representada por ministros, segundo a imprensa iraniana. [SAIBAMAIS]



A cúpula de 2015 certamente "já encontrará um mundo em novas condições", com os 120 países mais coesos e avançando na construção deste "mundo multipolar, multicêntrico, sem hegemonia de nenhum império".

Maduro explicou que nesta cúpula de Teerã "houve um reconhecimento" por parte da América Latina "do tremendo avanço dos últimos anos, com a consolidação" dos processos de integração latino-americanos e caribenhos, com instituições como Alba, Unasul e a Celac.