Johannesburgo- O sul-africano Neville Alexander, que lutou contra o Apartheid, linguista renomado e companheiro de prisão de Nelson Mandela, morreu nesta segunda-feira (27/08), em consequência de um câncer, aos 75 anos, anunciou a Universidade da Cidade do Cabo.
Nascido em Cradock (sul), em outubro de 1936, ele se envolveu nos anos 1950 com grupos trotskistas na luta contra a segregação.
Cofundador da Frente de Libertação Nacional, foi detido em julho de 1963 e depois, condenado por conspiração para cometer uma sabotagem. Passou dez anos preso, entre 1964 e 1974, na ilha de Robben, próximo à Cidade do Cabo, onde também estava Mandela.
Alexander dava aulas de História a outros detentos e Mandela ensinava Direito, enquanto o atual porta-voz da Presidência sul-africana, Mac Maharaj, era o professor de Economia.
Esse especialista em idioma e cultura alemãs, que recebeu vários diplomas, foi mantido em prisão domiciliar a partir de 1974 e se juntou ao Movimento da Consciência Negra de Steve Biko, antes de começar a trabalhar na Universidade da Cidade do Cabo.