Jornal Correio Braziliense

Mundo

Operação contra militares talibãs deixa 36 mortos no Paquistão

Peshawar- Uma operação para eliminar militantes talibãs em uma área instável no noroeste do Paquistão deixou 36 mortos nesta segunda-feira, incluindo três soldados e dois membros de um comitê de paz aliado ao governo, informaram as autoridades.

As Forças Armadas lançaram uma operação contra os talibãs no vilarejo de Batwar, no distrito tribal de Bajaur. Os insurgentes teriam vindo da província afegã de Kunar, que faz fronteira com a região.

"Durante os confrontos, 31 militantes foram mortos, três integrantes das forças de segurança abraçaram o shahadat (martírio), enquanto outros cinco ficaram feridos", disse um alto funcionário paramilitar à AFP.

"Dois membros do comitê de paz também abraçaram o shahadat", acrescentou.



Segundo outra fonte militar, a maior parte da região foi livrada dos talibãs, mas a operação continua para eliminar outros combatentes.

Não foi possível confirmar o número de mortos, já que a imprensa e agentes humanitários não têm acesso ao vasto distrito.

Bajaur é um dos sete distritos do semiautônomo cinturão tribal do Paquistão, onde o Talibã e militantes ligados à Al-Qaeda mantêm bases usadas em ataques.

Mais de 3.000 soldados paquistaneses morreram em conflitos contra insurgentes locais, mas o país resiste à pressão americana para eliminar refúgios usados na luta contra os americanos no Afeganistã