Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ministro líbio do Interior renuncia em protesto por críticas à segurança

Trípoli - O ministro do Interior líbio, Fawzi Abdelali, apresentou sua demissão neste domingo em protesto pelas críticas contra o trabalho das forças de segurança depois da intensificação da violência na Líbia, indicou uma fonte de seu gabinete.

"Ele apresentou sua demissão ao chefe de Governo em protesto pelas críticas dos membros do Congresso Geral Nacional (CGN) e para defender os revolucionários", afirmou, referindo-se aos ex-rebeldes que formam o principal núcleo dos serviços de segurança do país.

Neste domingo, os membros do CGN, principal instância política na Líbia depois das eleições gerais de 7 de julho, acusaram de laxismo os dirigentes da Alta Comissão de Segurança e, inclusive, de estarem envolvidos na destruição de mausoleus muçulmanos em várias cidades.

Os serviços de segurança são alvo de críticas desde o duplo atentado com carro-bomba que deixou dois mortos no dia da festa muçulmana que marca o final deo Ramadã, Eid al Fitr, há uma semana em Trípoli.

A Alta Comissão de Segurança está composta por ex-rebeldes que lutaam contra o regime de Muamar Kadhafi em 2011. Os insurgentes se encarregaram da segurança no país depois da queda de Kadhafi e depois passaram a integrar as forças do ministério do Interior.