Bagdá - O general Martin Dempsey, chefe do Estado-Maior do Exército americano, chegou a Bagdá nesta terça-feira (21/8) em sua primeira visita ao país desde a retirada das tropas americanas do Iraque em dezembro passado.
[SAIBAMAIS]O avião de Dempsey foi atingido na noite de segunda-feira por um foguete quando estava na base de Bagram, no Afeganistão, onde o general se encontrava de visita. O ataque deixou dois feridos leve entre os soldados americanos. Os danos causados ao aparelho obrigaram o general a utilizar outro avião para deixar o Afeganistão.
Pouco antes de aterrissar em Bagdá, Dempsey declarou que os Estados Unidos têm ainda um papel importante a desempenhar no Iraque, mas que este papel era muito diferente do desempenhado no primeiro período em que estiveram presentes militarmente neste país. O general disse ainda querer colocar em andamento um diálogo com seus colegas iraquianos. Ele tem marcado conversar com o primeiro-ministro Nuri al Maliki, e com seu colega iraquiano, o general Babakir Zebari.