O governo do Brasil vai liberar US$ 120 mil para ajudar os refugiados sírios que partem para o Líbano. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (16/8) pelo Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty. Em comunicado, o Itamaraty informa que o dinheiro será repassado para o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).
O comunicado diz: ;No contexto dos esforços brasileiros para minimizar os efeitos humanitários da crise na Síria, o governo brasileiro realizará contribuição de US$ 120 mil ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) em apoio aos refugiados sírios no Líbano.;
[SAIBAMAIS]Pelos dados mais recentes de organizações internacionais, além dos que deixaram as cidades de origem na Síria, pelo menos 157.600 pessoas fugiram do país para o Líbano, a Jordânia, a Turquia e o Iraque. Há ainda falta de alimentos, eletricidade e medicamentos.
Há 17 meses, a Síria enfrenta uma série de conflitos internos. A estimativa é que mais de 20 mil pessoas morreram no país em decorrência dos embates. A oposição insiste que o presidente sírio, Bashar Al Assad, deve deixar o governo. Mas Assad resiste e reage com repressão.