Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governo japonês prende militantes chineses em ilha disputada por Pequim

Tóquio - Militantes chineses desembarcaram nesta quarta-feira (15/8) em uma das ilhas japonesas no Mar da China Oriental reivindicada por Pequim, anunciaram a guarda costeira e a polícia nipônicas, que prenderam cinco homens.

Segundo a agência Kiodo e o canal NHK, os cinco homens chegaram ao local procedentes de Hong Kong para apoiar a reivindicação chinesa sobre as ilhas, conhecidas como Senkaku pelos japoneses e Diaoyu pelos chineses. "A polícia da prefeitura de Okinawa prendeu cinco homens por violação da lei sobre o controle da imigração em Uotsurijima", afirmou o porta-voz da polícia.

[SAIBAMAIS]A guarda costeira nipônica anunciou em um primeiro momento que sete militantes haviam desembarcado na ilha, mas dois retornaram ao barco procedente de Hong Kong. "Confirmamos que alguns militantes desembarcaram em Uotsurijima", declarou uma fonte da guarda costeira, em referência a uma das ilhas do arquipélago. A ação foi organizada simbolicamente em 15 de agosto, dia do aniversário da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial em 1945.



Os nacionalistas chegaram ao local em um barco pesqueiro e alguns conseguiram chegar a nado em Uotsurijima, apesar dao grande dispositivo de segurança. Administradas pelo Japão, as ilhas são reivindicadas por China e Taiwan. Os terrenos desabitados podem conter combustíveis e são alvos de intensa disputa.