Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estados Unidos pedem 'prudência' e 'respeito' por reformas no Iêmen

Washington - Os Estados Unidos pediram "prudência" e "respeito pelas reformas" realizadas pelo novo presidente do Iêmen, Abd Rabo Mansur Hadi, após o ataque ao ministério da Defesa por tropas fiéis ao ex-chefe de Estado, Ali Abdullah Saleh.

"Pedimos prudência a todas as partes, o cessar imediato da violência e o respeito pela transição democrática e as reformas realizadas pelo presidente Hadi", indicou a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

Cinco pessoas morreram, entre elas dois civis, e 17 ficaram feridas nos confrontos registrados nesta terça-feira quando soldados da guarda republicana iemenita, liderados pelo filho do ex-presidente Ali Abdullah Saleh atacaram com armas automáticas e foguetes antitanques a sede do ministério da Defesa em Sanaa.

As forças governamentais repeliram o ataque e prenderam 18 envolvidos no ataque, informaram testemunhas.



O incidente ocorreu uma semana após o novo presidente, Abd Rabo Mansur Hadi, ordenar a reestruturação das Forças Armadas, reduzindo o número de unidades sob o comando de chefes que lhe são adversos, entre eles o general Ahmed Ali Abdullah Saleh, filho do ex-presidente.

No poder desde 1978, Saleh aceitou - após meses de levante popular - um plano de transição negociado pelos países do Golfo Pérsico, obtendo em troca a imunidade. Abd Rabo Mansur Hadi, único candidato para suceder Ali Abdullah Saleh, tomou o poder em fevereiro.