Washington - Os Estados Unidos ofereceram ajuda e enviaram suas condolências este domingo ao povo do Irã após o duplo terremoto que acabou no sábado com a vida de 227 pessoas e feriu 1.380 no noroeste do país. "O povo americano envia ao povo iraniano seus mais profundos pêsames pela perda de vidas no trágico terremoto no nordeste do Irã", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em um comunicado.
"Nossos pensamentos estão com as famílias dos que morreram e desejamos aos feridos uma pronta recuperação. Estamos dispostos a oferecer assistência nestes momentos difíceis", afirmou o porta-voz em nota. O comunicado foi especialmente dirigido "ao povo iraniano" e não fez menção ao governo de Teerã.
[SAIBAMAIS]Estados Unidos e Irã não mantêm relações diplomáticas e têm estado envolvidos em tensões políticas durante décadas, a mais recente em relação ao programa nuclear de Teerã. As autoridades iranianas intensificaram este domingo as operações de resgate nas aldeias destruídas, depois do duplo terremoto, este sábado, morreram 227 pessoas e 1.380 ficaram feridas.
O primeiro dos terremotos ocorridos na região montanhosa de Varzeghan (noroeste) registrou uma forte magnitude de 6,4 e foi seguido por um segundo de 6,3 tão só 11 minutos depois no mesmo local, segundo dados do Instituto de Estudos Geológicos americano.
O local onde ocorreram os sismos tem uma população de 128.500 pessoas, segundo um funcionário local.