Jornal Correio Braziliense

Mundo

Barack Obama defende conselheira muçulmana de Hillary Clinton

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou nesta sexta-feira seu apoio a Huma Abedin, conselheira da secretária americana de Estado, Hillary Clinton, que segundo alguns republicanos tem laços com os Irmãos Muçulmanos.

"O povo americano lhe deve reconhecimento, porque Huma é uma americana patriota e um exemplo do que nosso país precisa: mais servidores públicos com sentido de decência, elegância e generosidade" - declarou Obama na Casa Branca durante o iftar, a refeição que rompe com o jejum diário do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos.

A ex-candidata republicana à presidência Michele Bachmann enviou uma carta ao inspetor-geral adjunto do departamento de Estado acusando Abedin de conspirar com os Irmãos Muçulmanos para influenciar a política externa dos Estados Unidos e pediu uma investigação.

Abedin recebeu o apoio do senador republicano John McCain. "É simples, Huma representa o que é melhor para os Estados Unidos: uma filha de imigrantes que atingiu os escalões mais altos do nosso governo por seu mérito pessoal".

Abedin nasceu em 1976 em Kalamazoo (Michigan), de pai indiano e mãe paquistanesa, e quando tinha dois anos sua família se mudou para a Arábia Saudita.

A funcionária é conselheira de Clinton desde o início de sua carreira política, como senadora por Nova York, em 2001.