Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ativistas confrontam policiais que tentam desalojar islamitas no Sinai

Cairo - Novos confrontos foram registrados nesta quinta-feira (9/8) no Sinai entre a polícia e ativistas, enquanto as forças de segurança tentam desalojar os islamitas desta região onde no domingo (2/8) 16 guardas fronteiriços foram assassinados.

Os confrontos ocorreram fora de uma delegacia de polícia em Al-Arich, no norte do Sinai, um dia após uma operação do exército egípcio que matou 20 ativistas. Na quarta-feira (8/8), o exército egípcio havia considerado a operação terrestre e aérea contra "terroristas" no Sinai um "sucesso total", três dias após a morte de 16 guardas fronteiriços em um ataque atribuído a extremistas islamitas.



[SAIBAMAIS]De acordo com o exército, a operação de quarta-feira tinha por objetivo "assegurar o controle e restabelecer a segurança (na península), perseguindo e neutralizando os elementos terroristas armados". Na noite de domingo, um comando matou 16 guardas fronteiriços egípcios nas proximidades da fronteira com Israel, antes de penetrar em território israelense, onde os atacantes foram neutralizados.