Washington - O rei Abdulah II da Jordânia manifestou seu receio de que a Síria seja cenário de um enorme conflito religioso, caso Damasco caia nas mãos dos rebeldes e o presidente Bashar al-Assad se refugie em algum bastião alauíta, segundo uma entrevista divulgada nesta terça-feira (7/8).
"Tenho a impressão que se (Assad) não puder governar toda a Síria, seu plano B será um enclave alauíta", afirmou ao canal de televisão americano CBS. "Para nós, esse seria o pior dos cenários, porque supõe a divisão da Síria", disse Abdulah II na entrevista gravada no domingo (5/8).
Especialistas prevêem que se Assad perder o controle de Damasco, poderia encontrar refúgio nas montanhas do norte do país, bastiões dos alauítas e onde, de acordo com a oposição, já existe armamento armazenado.
"Se há a implosão (desse tipo de conflito) na Síria, seriam gerados problemas que levaríamos décadas para resolver", acrescentou o monarca.[SAIBAMAIS]
Bashar al-Assad integra a minoria alauíta, enquanto a maioria dos sírios, incluindo os rebeldes, são sunitas. Com a escalada da violência, organizações humanitárias sírias temem que o conflito se torne cada vez mais religioso.