Pretoria - A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, afirmou nesta terça-feira que o mundo deve decidir a forma de acelerar o fim do conflito na Síria e começar a planejar uma transição política neste país.
"Devemos pensar na forma de acelerar o fim do derramamento de sangue e o início da transição política", afirmou depois de se reunir com sua homóloga sul-africana, Maite Nkoana-Mashabane.
"Devemos estar certos de que estamos trabalhando com a comunidade internacional para fazer com que este dia chegue (...). Depois podemos começar a falar e a planejar a próxima etapa", acrescentou.
A África do Sul, que ocupa um assento rotativo no Conselho de Segurança da ONU, resistiu a apoiar a posição americana e europeia em relação à Síria. No mês passado se absteve de votar uma resolução pedindo sanções contra Damasco, afirmando que os rebeldes também deveriam ser pressionados para alcançar a paz.
Hillary está realizando um giro pelo continente africano e depois se dirigirá a Istambul para negociações sobre a crise síria.