Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ataque de rebeldes islamitas deixa três pessoas mortas nas Filipinas

Cotabato, Filipinas - Rebeldes islamitas armados com motosserras lançaram na madrugada desta segunda-feira (6/8) ataques coordenados contra 11 cidades do sul das Filipinas que deixaram, pelo menos, três mortos, informaram fontes oficiais.

Um civil morreu em um tiroteio e o Exército disse ter recuperado os corpos de dois membros do Bangsamoro Islamic Freedoom Fighters (BIFF, Combatentes Islâmicos para a Liberdade de Bangsamoro, em inglês), horas depois dos ataques na província de Maguindanao. Os rebeldes utilizaram motosserras para derrubar postes de eletricidade antes do amanhecer, deixando várias cidades na escuridão, e dispararam contra destacamentos do exército, informou a polícia e o exército.

[SAIBAMAIS]"Alguns combates esporádicos continuavam pela manhã e estabelecemos controles policiais nas estradas enquanto os militares perseguem os rebeldes", explicou Marcelo Pintac, comandante da polícia provincial. Pintac afirmou que, além dos cortes de eletricidade, suspeitavam que os rebeldes poderiam ter colocado bombas ao longo da principal estrada da província de Maguindanao, onde começaram os confrontos.



O governador provincial, Esmael Mangudadatu, disse acreditar que "centenas" de habitantes fugiram de seus lares, enquanto as forças governamentais repeliam os rebeldes com helicópteros de combate. "Sabotaram as linhas de eletricidade e atacaram 11 cidades. Agora retomamos o controle amplamente, exceto em uma parte da estrada, que permanece fechada", informou.