Jornal Correio Braziliense

Mundo

Secretário reitera apoio americano à democracia e estabilidade no Egito

Cairo - O secretário americano de Defesa, Leon Panetta, reiterou nesta terça-feira (31/7) o apoio dos Estados Unidos à transição democrática no Egito e à estabilidade deste aliado estratégico, em particular no plano militar.

"Os Estados Unidos apoiam uma transição para um sistema de governo democrático ordenado, pacífico e legítimo", declarou à imprensa, após uma reunião com o presidente islamita Mohamed Mursi e o marechal Hussein Tantaui, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), no Cairo.

A visita relâmpago de Panetta acontece após uma viagem ao Cairo da secretária de Estado, Hillary Clinton, há duas semanas, logo depois da eleição de Mursi à presidência em junho.

O chefe do Pentágono tentou minimizar as tensões entre os militares sob a liderança de Tantaui, um ex-membro do governo do presidente Hosni Mubarak, derrubado no início de 2011, e Mursi, da Irmandade Muçulmana e primeiro presidente egípcio que não tem ligações com o Exército.



"Acredito que o presidente Mursi e o marechal Tantaui têm uma boa relação de trabalho e trabalham juntos pelos mesmos objetivos", afirmou.

[SAIBAMAIS]O CSFA, que assumiu a liderança do país após a queda de Mubarak, entregou o poder Executivo para Mursi, mas atribuiu a si mesmo o poder Legislativo, depois da dissolução do Parlamento, dominado por islamitas.