Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ban pede avanços aos negociadores de tratado sobre comércio de armas

Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exortou nesta quinta-feira os países que negociam um tratado sobre comércio de armas convencionais a serem flexíveis e ajam com boa fé para superar suas divergências.

Segundo um comunicado de seu porta-voz, Ban está preocupado com os "avanços muito limitados" obtidos até agora nas negociações, que devem ser concluídas na sexta-feira (27/7) à meia-noite (01h00 de sábado em Brasília).



Apesar disso, o secretário-geral da ONU "mantém a esperança de que a conferência gere um tratado sobre o comércio de armas que seja sólido e juridicamente vinculante".

"Nós devemos isso a todos os civis inocentes que morreram vítimas de conflitos armados e da violência", acrescenta o chefe da ONU no comunicado. Ban "está disposto, caso seja solicitado, a dar toda a ajuda necessária para garantir o êxito" desta difícil negociação.

Os 193 países membros da ONU negociam desde o início de julho, em Nova York, um tratado para regulamentar pela primeira vez o comércio de armas convencionais, um mercado que movimenta 70 bilhões de dólares por ano.