Ancara - O general Manaf Tlass, militar de mais alta patente a abandonar o regime sírio, reuniu-se nesta quinta-feira (26/7) com o chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu, em Ancara.
O general Tlass, que chegou à Turquia após passar pela Arábia Saudita, foi convidado por Davutoglu para um jantar de quebra do jejum do mês sagrado do Ramadã. Nenhuma declaração era esperada para o final da reunião, segundo o Ministério turco das Relações Exteriores.
Filho do general Mustafa Tlass, antigo ministro da Defesa e amigo de longa data de Hafez al-Assad, pai do atual chefe de Estado, Manaf Tlass fazia parte da "nomenklatura" da Síria e foi amigo de infância do atual presidente, Bashar al-Assad.
General da Guarda Republicana, uma unidade de elite encarregada de proteger o regime, este homem de cerca de 50 anos foi afastado de seu cargo há mais de um ano por ser considerado pouco confiável, segundo uma fonte próxima ao poder sírio.
A deserção de Manaf Tlass foi interpretada por Paris e Washington como um grande revés para o regime de Damasco. A Turquia, que anteriormente mantinha boas relações com o regime sírio, denunciou a violência do governo Assad contra os movimentos de contestação e pediu a renúncia do presidente da Síria.
O território turco abriga os líderes do Exército Sírio Livre (ESL), integrado por soldados sírios desertores, e acolhe cerca de 44 mil refugiados sírios, que fugiram da violência em seu país.