Los Angeles - Um juiz concedeu a TJ Jackson, primo dos três filhos do cantor Michael Jackson, a guarda temporária das crianças em uma audiência celebrada nessa quarta-feira (25/7) em Los Angeles, em meio a uma disputa familiar envolvendo a matriarca da família, Katherine Jackson.
Na audiência de emergência, o juiz Mitchell Beckloff suspendeu a guarda a cargo de Katherine Jackson - avó de Paris, Prince Michael e Blanket - não porque ela tenha cometido ações inapropriadas, mas pela disputa familiar em curso a respeito da ausência da senhora de 82 anos, que reapareceu nesta quarta-feira. TJ, filho de 34 anos de Tito - irmão mais velho do falecido Michael -, tinha pedido a guarda temporária das crianças porque a avó Katherine, que estava encarregada de cuidá-los, se ausentou na semana passada da casa da família em Los Angeles para ir ao Arizona (sudoeste).
A ausência foi, então, reportada como desaparecimento por um sobrinho de Katherine, mas foi imediatamente rechaçada por Jermaine, outro irmão do cantor, para quem a mãe estava apenas descansando seguindo orientação médica. "Quero garantir a todo mundo que mamãe está bem, mas descansando no AZ (nr: sigla do estado do Arizona) por ordens do médico, não nossa", postou Jermaine Jackson no domingo em sua conta no microblog Twitter. No entanto, a filha do falecido rei do pop, Paris, de 14 anos, escreveu no domingo, também no Twitter: "sim, minha avó está desaparecida, não falo com ela há uma semana que quero que volte para casa". Na sequência, publicou um número de telefone para receber notícias sobre seu paradeiro.
[SAIBAMAIS]Não ficou claro quem estava cuidando das crianças. Prince Michael tem 15 anos e Blanket, 10. Nesta quarta-feira, Katherine deu entrevista ao canal ABC afirmando estar "devastada porque enquanto estive fora, me tomaram meus netos". "Há boatos de que fui sequestrada, mas estou aqui para dizer a todo mundo que estou bem (...). Meus filhos nunca me fariam algo assim". Um dos irmãos de Michael, Randy, disse esta quarta-feira no programa "Good Morning America" que Katherine está "muito mal" de saúde. O médico "queria que ela fosse a algum lugar onde ficasse incomunicável por telefone por alguns dias", revelou ao programa do canal ABC.
A família Jackson está em meio a uma disputa pelas finanças e assuntos legais de Katherine Jackson. Michael Jackson morreu em 25 de junho de 2009 em sua casa de Los Angeles de uma overdose do anestésico Propofol, que usava como sonífero.