Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tensão entre policiais e manifestantes na Califórnia deixa 24 detidos

Los Angeles - A polícia restabeleceu a calma na manhã desta quarta-feira (25/7) após a detenção de 24 pessoas em distúrbios na cidade de Anaheim, na Califórnia (oeste), onde centenas de pessoas protestaram na noite de terça-feira (24/7) contra os agentes pela morte de duas pessoas. Dentre as 24 pessoas que foram presas, havia "20 adultos e quatro menores", disse Bob Dunn, porta-voz da polícia de Anaheim, 53 km ao sudeste de Los Angeles.

Os confrontos entre as cerca de 600 pessoas contra aproximadamente 300 policiais terminaram por volta das 02H00 da madrugada desta quarta-feira, informou o chefe da polícia, John Welter, em uma coletiva de imprensa.

Ao menos sete manifestantes ficaram feridos durante os distúrbios em frente à prefeitura, onde a multidão quebrou janelas e atirou pedras, coquetéis molotov e outros objetos contra a polícia antimotim. Este foi o quarto dia de protestos após a morte, durante o fim de semana, de Manuel Díaz, de 25 anos, e Joel Acevedo, de 21, que seriam integrantes de quadrilhas.

O sindicato de policiais de Anaheim emitiu na quinta-feira um comunicado para defender seus membros. Díaz, que, segundo a polícia, é um criminoso ilegal no país, fugiu da polícia no sábado à tarde e recebeu um tiro. Morreu horas depois no hospital.

Dois agentes, incluindo o que efetuou o disparo, foram temporariamente afastados de seus cargos enquanto é feita a investigação.


A advogada da família Díaz, Diana López, anunciou na quinta-feira que exigirá 50 milhões de dólares à cidade por supostas violações dos direitos civis por parte da polícia de Anaheim.

No domingo (22/7), a polícia matou Acevedo no fim de uma perseguição a um veículo roubado. Acevedo é a quinta pessoa morta este ano em choques com a polícia.