Jornal Correio Braziliense

Mundo

Helicópteros armados com metralhadoras atacam bairros de cidade síria

Beirute - Novos combates explodiram em Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, onde helicópteros armados com metralhadoras atacavam nesta terça-feira (24/7) os bairros rebeldes, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

"Ocorrem combates entre os rebeldes e as tropas regulares nos bairros de Sukkari e nos subúrbios de Salahedin", indicou o OSDH, uma organização não governamental (ONG) com sede na Grã-Bretanha. Um funcionário do conselho militar rebelde sírio afirmou na segunda-feira que os insurgentes "libertaram" vários bairros de Aleppo, em particular Salahedin, e o exército continuava bombardeando estas regiões a partir do exterior.

[SAIBAMAIS]Os bairros de Kadi Askar, Bab al-Hadid, al-Katergi e Karam al-Khabal eram alvo das metralhadoras dos helicópteros, acrescentou o OSDH, que se baseia em informações de uma rede de militantes na Síria. Embora há três dias o exército sírio controle a maior parte de Damasco, ainda havia confrontos em dois bairros do sul da capital, Hajar el-Aswad e Qadam, em particular "nas ruas onde insurgentes ainda estão entrincheirados", segundo esta ONG.



"Desde que o exército lançou uma contraofensiva (para recuperar os bairros rebeldes), há três dias, não ocorreram ataques dos rebeldes", indicou Rami Abdel Rahman, presidente do OSDH. "Os bairros de Mazze (oeste), Barze (nordeste) e Al-Midan (sul) estão sob controle militar total do exército e ocorrem prisões diárias", disse. Segundo Rahman, além de Hajar el-Aswad e Qadam, ocorrem confrontos em Al-Aassali e em Nahr Aiche, também no sul da capital, embora de menor intensidade.