Istambul - O Exército turco reforçou o seu esquema de segurança ao longo da fronteira síria com o envio neste domingo de baterias de mísseis terra-ar e veículos de transporte de tropas em Mardin (sudeste), indicou a agência de notícias Anatolia.
Um comboio ferroviário transportando baterias de mísseis anti-aéreos e veículos de transporte de tropas chegou à estação de Mardin, informou a Anatolia. O comboio tinha pelo menos cinco veículos equipados com mísseis anti-aéreos, segundo imagens divulgadas pela rede NTV.
Os equipamentos devem ser distribuídos para diferentes unidades mobilizadas ao longo da fronteira síria, acrescentou a agência, citando uma fonte militar local. Esta movimentação ocorre no momento em que três dos sete postos da Síria na fronteira com a Turquia estão em poder dos rebeldes sírios.
As relações entre a Turquia e a Síria, que pioraram muito depois do início da repressão aos movimentos de contestação ao regime do presidente Bashar al-Assad, em março de 2011, chegaram ao seu ponto mais crítico no final de junho, depois que a defesa anti-aérea síria derrubou um caça turco em sua costa.