Nova Délhi - Pranab Mukherjee, ex-ministro das Finanças e candidato do Partido do Congresso, no poder, venceu neste domingo (22/7) as eleições presidenciais na Índia com mais da metade dos votos no colégio eleitoral, indicou a agência Press Trust of India (PTI).
Mukherjee, de 76 anos, era o favorito para este posto simbólico frente ao seu rival, Purno A. Sangma, de 64 anos, ex-presidente do Parlamento e que tinha o apoio do principal partido da oposição, o partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP).
Um colégio eleitoral formado por 4.896 deputados do Parlamento Federal e das assembleias locais em cada estado da Índia elegeu o presidente para um mandato de cinco anos. A votação foi realizada na quinta-feira, mas o resultado foi revelado apenas neste domingo.
A atual presidente, Pratibha Patil, discreta e pouco conhecida no exterior, foi a primeira mulher no cargo quando foi eleita em 25 de julho de 2007.
Na Índia, um país de 1,2 bilhão de habitantes, o presidente tem somente um papel representativo. Embora oficialmente seja o chefe das Forças Armadas, o poder executivo está nas mãos do governo e do primeiro-ministro, atualmente Manmohan Singh, de 79 anos.