Damasco - A rede de televisão oficial síria divulgou nesta quinta-feira imagens de Bashar al-Assad no palácio presidencial em Damasco, pondo fim às especulações alimentadas pelo seu silêncio após o atentado contra a cúpula da segurança síria.
Uma fonte oficial síria afirmou que ele estava no palácio presidencial de Damasco, onde violentos combates eram travados entre rebeldes e soldados.
Embora o chefe de Estado raramente apareça em público, seu silêncio após o atentado alimentou todos os tipos de rumores, principalmente de que havia deixado a capital síria e viajado ao balneário de Latakia (noroeste).
Nas imagens, Assad, com um terno azul escuro, participa da cerimônia de juramento do novo ministro da Defesa, Fahd al-Freij, vestido com o traje militar completo. O general Freij sucedeu o ministro da Defesa, general Daoud Rajha, morto no ataque de quarta-feira.
Além do general Rajha, seu vice-ministro, o general Assef Shawkat, cunhado do presidente, e o general Hassan Turkmani, chefe da célula de crise estabelecida para esmagar a revolta, foram mortos no atentado durante uma reunião no sede da Segurança Nacional, em Damasco.
[SAIBAMAIS]"O presidente Assad está em seu palácio, onde ele trabalha normalmente", afirmou a fonte oficial em Damasco. Um conselheiro do presidente sírio, consultado por telefone, fez declarações idênticas em Beirute: "Ele está no palácio presidencial em Damasco com seus colaboradores e conduz o destino do país", afirmou ele, sob cobertura de anonimato, indicando que mantinha contato direto com o chefe de Estado.