Sófia - Três pessoas foram mortas e mais de vinte ficaram feridas em um atentado contra turistas israelenses no aeroporto búlgaro de Burgas, no Mar Negro, anunciou nesta quarta-feira (18/7) o Ministério búlgaro do Interior.
As vítimas estavam sendo levadas de ônibus ao aeroporto de Burgas. Segundo informações da rádio pública BNR e da rede de televisão privada bTV, três ônibus foram atingidos. Um deles teria explodido e os outros dois, pegado fogo. Os porta-vozes do primeiro-ministro israelense e do Ministério israelense das Relações Exteriores confirmaram em Jerusalém que os turistas israelenses tinham sido atingidos por um ataque e que havia mortos e feridos. De acordo com o serviço de imprensa do Hospital, 18 turistas israelenses foram hospitalizados.
O prefeito da cidade, Dimitar Nikolov, visitou o local, enquanto o aeroporto de Burgas foi fechado para o tráfego aéreo, que foi desviado para o aeroporto de Varna. Esta é a primeira vez que um ataque anti-israelense ocorre na Bulgária. Nos últimos anos, a região litorânea búlgara do Mar Negro tornou-se um ponto turístico popular entre os israelenses. Os dois países mantêm excelentes relações. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Bulgária foi o único país aliado da Alemanha a ter salvado judeus dos campos de concentração nazistas, o que é lembrado regularmente durante contatos bilaterais com Israel.