Tóquio - Estados Unidos e Paquistão viraram a página em suas divergências para se concentrar no futuro, afirmou neste domingo a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, durante reunião com sua colega paquistanesa, Hina Rabbani Khar.
Este encontro bilateral, que foi realizado em Tóquio, à margem de uma conferência internacional de doadores para o Afeganistão, foi o primeiro desde que os dois países selaram, na semana passada, um acordo para reabrir as estradas de fornecimento da Otan no Afeganistão que passam pelo Paquistão.
Dentro desse acordo, os Estados Unidos aceitaram desbloquear 1,1 bilhão de dólares para o exército paquistanês. As estradas foram fechadas depois de um bombardeio da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) da Otan, no qual morreram 24 soldados paquistaneses em novembro de 2011.
O fechamento dessas vias de comunicação obrigou aos aliados utilizar estradas mais longas e caras no norte. Clinton declarou aos jornalistas que teve uma conversa muito ampla com sua colega paquistanesa. "Ambas estamos animadas pelo fato de tenhamos colocado as dificuldades recentes para trás para podermos nos concentrar nos inúmeros desafios que nos esperam", afirmou.